Atena Cursos - Invista no Futuro, Prepare-se com Qualidade!

Minha Conta

ENDEREÇO DE E-MAIL

SENHA

ENTRAR

0

MEU CARRINHO

Total R$ 0,00

IR PARA O CARRINHO

>
POR: 269,90

ou 12x de R$ 26,23 com juros

COMPRAR

Início cursos presenciais apostilas certificados

Curso Online de Alfabetização e Letramento 200 horas

Certificação: Certificado por IES credenciada ao MEC  | 

Cara horária: 200 horas - MEC -

mais informações

Curso Online de Alfabetização e Letramento 200 horas

Certificação: Certificado por IES credenciada ao MEC  | 

Cara horária: 200 horas - MEC -

mais informações

As combinações acima não possuem estoque.

por: R$ 269,90

ou por 12x de R$ 26,23 com juros

Quantidade

+

-

COMPRAR

+

Ver todos descontos

Ver outras formas de pagamento e parcelamento

Descrição do Produto

CURSO DE EXTENSÃO

         Boas práticas em Alfabetização e Letramento

 

1  IDENTIFICAÇÃO

1.1 TÍTULO:

Boas práticas em Alfabetização e Letramento

 

1.2 LOCAL DE REALIZAÇÃO:

Ambiente Virtual de Aprendizagem da Atena Cursos

www.portaldecursoslivres.com.br

 

1.3 TIPOS DE CLIENTELA:

Profissionais e acadêmicos da Educação, pedagogia e saúde.

 

 

1.4 CARGAS HORÁRIAS DISPONÍVEIS

 

200 e 300 horas

 

 

1.5 COORDENAÇÃO

Coordenador: Igor de Oliveira Insaurriaga Silva

E-mail: [email protected]

Possui Currículo na Plataforma LATTES            SIM(   x  )                     NÃO  (    )

 

 

1.6 INSTITUIÇÕES ENVOLVIDAS/TIPO DE PARTICIPAÇÃO

Faculdade Jangada/ chancela do Curso.

 

 

2 CURSO 

2.1 JUSTIFICATIVA

 

O Curso justifica-se pela necessidade permanente de atualização do conhecimento técnico inerente aos profissionais das diversas áreas da Educação – com ênfase na educação infantil.

Além disso, o Curso é um apoio aos docentes na aquisição de informações e instrumentos sobre o processo de alfabetização e letramento da criança da pré escola e dos primeiros anos do Ensino Fundamental .

 

2.2 OBJETIVOS

2.2.1 Objetivo geral

Oferecer material de qualidade para a atualização dos profissionais da educação para que tenham subsídio a fim de melhorar seus conhecimentos e sua prática profissional em sua atuação como alfabetizadores infantis.

 

2.2.2 Objetivos específicos

- Proporcionar atualização de qualidade ao material de trabalho aos profissionais/acadêmicos da Educação;

- Contribuir para o acúmulo de horas de Curso de Atualização/Extensão para que os profissionais possam melhorar seu posicionamento em Concursos Públicos e remoções;

- Ofertar material de qualidade em Cursos de atualização profissional à distância.

 

 

2.3 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Módulo I

O que é alfabetização?

O que é letramento?

Concepções de Alfabetização

Psicogênese da Língua Escrita

Alfabetização e Letramento - leitura, escrita e oralidade

As Etapas do Processo de Alfabetização

Piaget

Wallon

Modos de falar, modos de escrever. É a mesma coisa?

Como a Criança Aprende

Módulo II

Paulo Freire

Célestin Freinet

Desenvolvimento linguístico

Desenvolvimento Cognitivo

Conhecendo seu Aluno

Maria Montessori

Perrenoud

Escola e prática pedagógica

Módulo III

Gênese da Linguagem na Teoria Sócio Cultural de Vigotsky

Decodificação e Codificação Gráfica

A importância da rotina na Educação Infantil

Planejamento - a organização do tempo pedagógico

Escolha de Conteúdos

Módulo IV

Avaliação

Biblioteca escolar - sua importância e organização

O uso do livro didático

A Importância da Consciência Fonológica na alfabetização

Pedagogia progressista e construtivismo;

A aprendizagem;

Construtivismo e a construção do conhecimento;

Módulo V

Diferentes concepções sobre ensinar e aprender

Estilos de Aprendizagem

Novos Paradigmas Educacionais

Práticas Pedagógicas Inovadoras

Decodificação e Codificação Gráfica

Concepção de alfabetização

Emília Ferreiro e a psicogênese da língua escrita

Evolução da escrita e da leitura

Consequências pedagógicas da teoria de Emília Ferreiro

 

 

 

2.4 AVALIAÇÃO

As avaliações são feitas ao final de cada Módulo e contemplam de 10 a 20 perguntas de múltipla escolha.

Todos os alunos podem fazer a prova até 02 vezes a fim de alcançar a média final mínima necessária (70% de aproveitamento)

 

 

2.5 METODOLOGIA DE ENSINO

 

A duração mínima do Curso de 200 horas é de 25 dias a contar do 1º acesso ao AVA.

A duração mínima do Curso de 300 horas é de 40 dias a contar do 1º acesso ao AVA.

Os cursos estão divididos em módulos independentes, sendo que; ao final de cada Módulo, o aluno é submetido a uma avaliação de desempenho.

Os alunos têm acesso a textos, imagens, vídeos, áudios e avaliações que estão disponíveis 24 horas por dia no AVA.  Possuem disponíveis tutorias ilimitadas caso surja alguma dúvida conteudista. O prazo máximo para respaldo dos tutores é de 01 dia útil.

 

 

2.6 BIBLIOGRAFIA

 

ANDRÉ,  Marli   E.   D.  A.;   LÜDKE,   Menga. Pesquisa   em   educação:   abordagens qualitativas.São Paulo: EPU,1986.

AZEVEDO, R. Dezenove Poemas Desengonçados. São Paulo: Ática, 2000

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003

BARBOSA, José Juvêncio. Alfabetização e leitura. (coleção magistério-série formação do professor). 2 ed. São Paulo:  Cortez Editora, 1994.

CARVALHO,  Marie  Jane;  NEVADO,  Rosane  Aragon  de;  MENEZES,  Crediné  SILVA  de Educação  à  distância  mediada  pela  internet:  Uma  abordagem  Interdisciplinar  na Formação de Professores em serviço.

CARVALHO,  Marie  Jane;  NEVADO,  Rosane  Aragon  de;  MENEZES,  Credine  Silva  de; “Arquiteturas   Pedagógicas   para   a   Educação   à  distância:   Concepções   e   Suporte Telemático”.

COLELLO, S. A escola que (não) ensina a escrever. São Paulo: Paz e Terra, 2007

FERREIRO,  E. Matéria  Alfabetização  e  Cultura  Escrita.  Nova  Escola,  São  Paulo,  Abril, maio de 2003. p.27-30.

FERNANDES,  L.  A.;  GOMES,  J.  M.  M. Relatórios  de  pesquisa  nas  Ciências  Sociais. ConTexto, Porto Alegre, v. 3, n. 4, 1º semestre 2003. 

FERREIRO, Emília. Reflexões sobre alfabetização. 24 ed. São Paulo: Cortez Editora, 2001. 104 p.

FERREIRO, Emília. Alfabetização em processo. São Paulo: Cortez Editora, 1980. Autores Associados.

FREIRE, P. A importância do to de ler em três artigos que e completam. Sâo Paulo: Autores Associados/Cortez, 1983.

FURASTÉ,  Pedro  Augusto. Normas  técnicas  para  o  trabalho  científico:Elaboração  e Formatação. Explicitação das Normas  da ABNT. 14. ed., Porto Alegre: Editora Brasul Ltda,2006.

FREIRE, Paulo. Educação e Mudança.Tradução de Moacir Gadotti e Lílian  Lopes Martin. Edição 14ª, editora: Paz e Terra, Rio de Janeiro, 1979/1988.

 

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia Saberes necessários à prática educativa. 13 ed. Paz e Terra: São Paulo, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 13.ed. Paz e Terra: Rio de Janeiro, 1983.

FREIRE,  Madalena. Observação  Registro  Reflexão.Editora:  Aprendiz  da  Arte.  Espaço Pedagógico: São Paulo Ano 1996.

GADOTTI,  Moacir. Boniteza  de  um  sonho:  ensinar-e-aprender  com  sentid.  Curitiba: Positivo, 2005.

GERALDI, J. W. Portos de passagem. São Paulo: Martins Fontes,1993.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

HARRIS, L.Theodore e Richard E. Hodges. Dicionário de Alfabetização vocabulário de leitura eescrita. Porto Alegre: Artmed, 1999.

KLEIMAN, A. B. Texto e leitor - aspectos cognitivos da leitura. Campinas: Pontes 1989

KLEIMAN, A. B. (Org.) ; CAVALCANTI, Marilda Do Couto (Org.) . Lingüística aplicada. Suas faces e interfaces. 1. ed. Campinas, S. P.: Mercado de Letras, 2007

KOCH, I. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2006

KOCH, I. O texto e a construção dos sentidos. São Paulo: Contexto, 2005

MAIGNEAU, D. Análise de textos de comunicação. São Paulo: Contexto, 2005

SILVA, Maria Alice S. Souza e. Construindo a leitura e a escrita: Reflexões sobre uma prática alternativa em alfabetização. São Paulo: Editora Ática, 2003. 76 p.

SOARES, M. Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2003

SOARES, Magda. Letramento  e  alfabetização:  as  muitas  facetas.  Revista  Brasileira  de Educação, jan/fev/mar/abr, 2004 nº 25. Trabalho apresentado no GT Alfabetização, Leitura e Escrita,durante a 26ª Reunião Anual da ANPEd, realizada em Poços de Caldas, MG , de 5 a 8 de outubro de 2003.

SOARES, Magda. Letramento. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

TFOUNI, L.V. Letramento e Alfabetização. São Paulo, Cortes, 1995.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais:a pesquisa qualitativa em educação. 1. Edição.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em Ciências Sociaista pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987, p. 15-

UNESCO. Positionpaper: education  in  a  multilingual  world.  Outubro  de  2002.  Nações Unidas. Década para a alfabetização.

 

 

3.  ÁREA TEMÁTICA DA EXTENSÃO

 

1 ( x  )

Comunicação

2 (   )

Cultura

3 (   )

Direitos Humanos e Justiça

4 ( x  )

Educação

5 (   )

Meio Ambiente

6 (  x )

Saúde

7 (   )

Tecnologia e Produção

8 (   )

Trabalho

 

PRODUTOS RELACIONADOS

Produtos Relacionados

Curso Online CATA 200 horas - Cursos de Comunicação Alternativa e Tecnologias Assistivas no mesmo certificado -

Certificado por IES credenciada ao MEC

100% online

R$ 269,90

Curso Online de Jogos, Brincadeiras e Contação de Histórias 300 horas

Certificado por IES credenciada ao MEC

300 horas

R$ 321,90

Curso Online de Alfabetização e Letramento 300 horas

Certificado por IES credenciada ao MEC

100% online

R$ 321,90

Curso Online de Comunicação Alternativa e Tecnologias Assistivas.360 hs

IES credenciada ao MEC

100% online

R$ 376,90

R$ 276,90

Curso Online Educação Especial e Inclusiva 360 horas

360 horas

Online/ Extensão

R$ 376,90

R$ 276,90

Curso Online Educação Especial e Inclusiva 300 horas

Certificado por IES credenciada ao MEC

100% online

R$ 321,90