Atena Cursos - Invista no Futuro, Prepare-se com Qualidade!

Minha Conta

ENDEREÇO DE E-MAIL

SENHA

ENTRAR

0

MEU CARRINHO

Total R$ 0,00

IR PARA O CARRINHO

>
POR: 321,90

ou 12x de R$ 31,29 com juros

COMPRAR

Início cursos presenciais apostilas certificados

Curso Online de Jogos, Brincadeiras e Contação de Histórias 300 horas

Certificação: Certificado por IES credenciada ao MEC  | 

Modalidade: 300 horas

Tempo mínimo para conclusão: 40 dias

mais informações

Curso Online de Jogos, Brincadeiras e Contação de Histórias 300 horas

Certificação: Certificado por IES credenciada ao MEC  | 

Modalidade: 300 horas

Tempo mínimo para conclusão: 40 dias

mais informações

As combinações acima não possuem estoque.

por: R$ 321,90

ou por 12x de R$ 31,29 com juros

Quantidade

+

-

COMPRAR

+

Ver todos descontos

Ver outras formas de pagamento e parcelamento

Descrição do Produto

CURSO DE EXTENSÃO

 

1  IDENTIFICAÇÃO

1.1 TÍTULO:

Jogos, Brincadeiras e Contação de Histórias

 

1.2 LOCAL DE REALIZAÇÃO:

Ambiente Virtual de Aprendizagem da Atena Cursos

www.portaldecursoslivres.com.br

 

1.3 TIPOS DE CLIENTELA:

Profissionais e acadêmicos da Educação e Saúde.

 

 

1.4 CARGAS HORÁRIAS DISPONÍVEIS

 

300 horas

 

 

1.5 COORDENAÇÃO

Coordenador: Denise de Castro Insaurriaga Silva

 

E-mail: [email protected]

 

Possui Currículo na Plataforma LATTES            SIM(   x  )                     NÃO  (    )

 

 

1.6 INSTITUIÇÕES ENVOLVIDAS/TIPO DE PARTICIPAÇÃO

Faculdade Jangada/ chancela do Curso.

 

 

2 CURSO 

2.1 JUSTIFICATIVA

 

O Curso justifica-se pela necessidade permanente de atualização do conhecimento técnico inerente aos profissionais das diversas áreas da Educação e Educação Física.

O Curso mostra-se de grande valia também para pedagogos e profissionais da educação infantil.

 

 

2.2 OBJETIVOS

2.2.1 Objetivo geral

Oferecer material de qualidade para a atualização dos profissionais da educação e da saúde para que tenham ampliado seu repertório de Jogos e Atividades Recreativas para a aplicação de situações de sala de aula; além de proporcionar atualização dos conhecimentos teóricos sobre os Jogos e a Recreação.

 

2.2.2 Objetivos específicos

- Proporcionar atualização de qualidade ao material de trabalho aos profissionais/acadêmicos da Educação e da saúde;

- Ampliar o leque de atividades práticas dos profissionais;

- Contribuir para o acúmulo de horas de Curso de Atualização/Extensão para que os profissionais possam melhorar seu posicionamento em Concursos Públicos e remoções;

- Ofertar material de qualidade em Cursos de atualização profissional à distância.

 

 

2.3 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

MÓDULO I

- Conceito de Jogo

- Conceito de Brinquedo

- Conceito de Brincadeira

- Conceito de Recreação

- Contexto Histórico e Origem da Recreação

- Outras visões acerca da Recreação

- A Recreação Educativa

MÓDULO II

- Introdução à Psicomotricidade

- Aplicações psicomotoras na Recreação

- A importância dos Jogos e Brincadeiras na formação de valores das crianças

- O jogo por Wallon

- O jogo por Piaget

- O jogo por Lev Vygotsky

MÓDULO III

- Classificação das Atividades Recreativas

- Habilidades Físicas comuns às crianças da pré-escola

- Habilidades Físicas comuns às crianças da educação infantil

- Habilidades Físicas comuns às crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental

- Habilidades Físicas comuns às crianças e adolescentes dos anos finais do Ensino Fundamental

- Habilidades Físicas comuns aos adolescentes das séries finais do Ensino Fundamental

MÓDULO IV

- Exemplos de atividades lúdicas aplicáveis às crianças da pré-escola

- Exemplos de atividades lúdicas aplicáveis às crianças da educação infantil

- Exemplos de atividades lúdicas aplicáveis às crianças e adolescentes das séries finais do Ensino Fundamental

- Exemplos de atividades lúdicas aplicáveis aos adolescentes das séries finais do Ensino Fundamental

- Exemplos de atividades lúdicas aplicáveis aos adolescentes do Ensino Médio

- Exemplos de atividades lúdicas aplicáveis aos adultos

- Exemplos de atividades lúdicas aplicáveis aos idosos

MÓDULO V

- Atividades Direcionadas para crianças em idade pré-escolar

- Atividades Direcionadas para Crianças nos Primeiros Anos do Ensino Fundamental

- Atividades Direcionadas para Crianças nos Anos Finais do Ensino Fundamental

- Atividades Direcionadas para Adolescentes

- Atividades Direcionadas para Jovens e Adultos

MÓDULO VI

- Declaração Universal dos Direitos da Criança

- ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente

- Sugestões de leitura

- Sugestões de sites

MÓDULO VI

- Técnicas de Contação de histórias

- Como organizar o espaço físico

- A arte da improvisação

- Tempo, dramaticidade, entonação e figurinos

- A arte de Contar Histórias

- Maneiras diferentes de contar a mesma histórias

- Literatura e os estágios psicológico das crianças

- Conhecendo tipos diferentes de história

- Tradição oral no mundo e no Brasil

- Sugestões de livros para trabalhar ciências naturais

- A importância de Contar Histórias

- Receita para se tornar um contador de história

- Fatores necessários para a contação de história

- A contação de histórias no berçário

- Referências Bibliográfica

 

 

 

 

 

2.4 AVALIAÇÃO

As avaliações são feitas ao final de cada Módulo e contemplam de 10 a 20 perguntas de múltipla escolha.

Todos os alunos podem fazer a prova até 02 vezes a fim de alcançar a média final mínima necessária (70% de aproveitamento)

 

 

 

 

2.5 METODOLOGIA DE ENSINO

A duração mínima do Curso de 360 horas é de 46 dias a contar do 1º acesso ao AVA.

Os cursos estão divididos em módulos independentes, sendo que; ao final de cada Módulo, o aluno é submetido a uma avaliação de desempenho.

Os alunos têm acesso a textos, imagens, vídeos, áudios e avaliações que estão disponíveis 24 horas por dia no AVA.  Possuem disponíveis tutorias ilimitadas caso surja alguma dúvida conteudista. O prazo máximo para respaldo dos tutores é de 01 dia útil.

 

 

2.6 BIBLIOGRAFIA

-AZEVEDO, Fernando.                                    Da Educação  Física.                 3  ed. São  Paulo: Melhoramentos, 1960.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura, Departamento de Educação Física e Desportos.  Campanha esporte para          todos.  Brasília, DF, 1977. (Documento básico).

BARRETO, S. de Jesus. Psicomotricidade: Educação e Reeducação. Blumenau/Odorizzi, 1998.

BESNARD, Pierre. La animación sociocultural. Buenos Aires: Paidós, 1991.

-BRASIL.                           Lei nº  6.251/75. Política  nacional de  Educação  Física  e desportos. Plano  nacional de  Educação  Física  e  desportos  –  PNED. Brasília, DF: Departamento de Documentação e Divulgação, 1976.

BLOW, Susan E. Disponível em: A Importância do Jogo na Educação Infantil<http://www.webartigos.com/articles/2984/1/ Pagina1.html>.  Acesso em:13/12/2007.

BOULLON, Roberto; MOLINA, Sergio; RODRÍGUEZ WOOG, Manuel. Un nuevo tiempo libre: tres enfoques teoricoprácticos. México: Trilas, 1984.

CAILLOIS, R.  Los juegos y los Hombre: la máscara y el vertigos. México, Editora Fondo de cultura económica, 1994.

CASTELLANI FILHO, Lino. Educação Física no Brasil: a história que não se conta. Campinas: Papirus, 1988.

FERREIRA, Vanja. Educação Física - Recreação, Jogos e Desportos; Rio de Janeiro, Editora Sprint, 2003.

GONÇALVES, Y.S. Disponível em: . Acesso em: 14/12/2007.

GUERRA, Marlene. Recreação e Lazer. Porto Alegre, Editora Sagra, 1988.

HUIZINGA, Disponível em: .  Acesso em: 13/12/2007.

LEANDRO, M. visitado em:  http://www.cdof.com.br/recrea21.htm Na data de 07 de julho de 2010.

LIMA, J. de Oliveira. Conceitos e diferenças entre recreação, lazer, jogo e brincadeira. Disponível em: http://artigocientifico.com.br/acervo/4/51/tpl_2223.html Acesso em: 07/07/2010.

LOUGHLIN, Alfredo J. Recreodinámica del adolescente: motivación y tempo libre. Buenos Aires: Livrería Del Colegio, 1971.

-MARINHO,  Inezil Penna.  Educação  Física, recreação  e  jogos.  Rio  de Janeiro: [s.n.], 1957.

MARINHO, Inezil Penna. História da Educação Física e dos desportos no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Revista dos Tribunais, v. 2, 1952.

MEDEIROS, Ethel. Juegos de recreación. Buenos Aires: Ruy Díaz,1969.

-MEDINA, João  Paulo.                            A  educação  cuida  do  corpo  ... e  "mente". 2. ed. Campinas: Papirus, 1983.

MELO, V. de. Folclore Infantil. Rio de Janeiro, Editora Cátedra, 1981.

MIRANDA, Nicanor. 200 jogos infantis. 4. ed. São Paulo: Livr. Martins, 1972. PEREIRA  DA  COSTA, Lamartine.       Diagnóstico  de  Educação  Física  e desportos no Brasil. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Cultura, 1971.

MUNNÉ, Frederic. Tempo libre, crítica social y acción política. In: VILAREAL, M. (Org.). Movimientos sociales y acción política. San Sebastián: Servicio Editorial Universidad del País Vasco, 1989.

MIAN, Robson.  Monitor de Recreação: Formação Profissional. São Paulo, Editora Textonovo, 2003.

OLEIAS, V. J. Disponível em: .  Acesso em: 14/12/2007.

PEREIRA  DA  COSTA, Lamartine.  Os princípios do  EPT. Comunida e esportiva, Rio de Janeiro, v.3, p.10-11, 1980.

SAVIANI, Demerval. A  pedagogia  histórico-crítica  no  quadro  das tendências críticas da educação brasileira.

 SOARES, C.  L.                           et al.  Metodologia  do  ensino  da  Educação  Física. São Paulo: Cortez, 1992.

WAICHMAN, P. A respeito dos enfoques em Recreação. Disponível em: periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/viewFile/3418/2442 Acesso em: 06/07/2010.

WEIL, Pierre; TOMPAKOV, Roland. O corpo fala: a linguagem silenciosa da comunicação  não-verbal. 5  ed.  Petrópolis: Vozes, 1984.  (Doutorado  em Ciências do Movimento Humano) - Universidade Federal

 

 

 

 

3.  ÁREA TEMÁTICA DA EXTENSÃO

 

1 (   )

Comunicação

2 (   )

Cultura

3 (   )

Direitos Humanos e Justiça

4 ( x  )

Educação

5 (   )

Meio Ambiente

6 (  x )

Saúde

7 (   )

Tecnologia e Produção

8 (   )

Trabalho

 

PRODUTOS RELACIONADOS

Produtos Relacionados

Curso Online Educação Especial e Inclusiva 360 horas

360 horas

Online/ Extensão

R$ 376,90

R$ 276,90

Curso Online de LIBRAS 300 horas

IES credenciada ao MEC

30 dias

R$ 321,90

Curso Online Educação Especial e Inclusiva 300 horas

Certificado por IES credenciada ao MEC

100% online

R$ 321,90

Curso Online de LIBRAS 120 horas

IES credenciada ao MEC

10 dias

R$ 166,90

Curso Online de LIBRAS 360 horas

IES credenciada ao MEC

35 dias

R$ 376,90