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Descrição do Produto

 

 

CURSO DE EXTENSÃO

 

1  IDENTIFICAÇÃO

1.1 TÍTULO:

TDAH - Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade

 

1.2 LOCAL DE REALIZAÇÃO:

Ambiente Virtual de Aprendizagem da Atena Cursos

www.portaldecursoslivres.com.br

 

1.3 TIPOS DE CLIENTELA:

Profissionais e acadêmicos da Educação e saúde.

 

 

1.4 CARGAS HORÁRIAS DISPONÍVEIS

 

200 e 300 horas

 

 

1.5 COORDENAÇÃO

Coordenador: Denise de Castro Insaurriaga Silva

 

E-mail: [email protected]

 

Possui Currículo na Plataforma LATTES            SIM(   x  )                     NÃO  (    )

 

 

1.6 INSTITUIÇÕES ENVOLVIDAS/TIPO DE PARTICIPAÇÃO

Atena Cursos/Conteúdos, Tutoria e Ambiente Virtual de Aprendizagem

Instituto Educacional Santa Catarina - IESC - Faculdades Jangada/Certificação

 

 

2 CURSO 

2.1 JUSTIFICATIVA

 

O Curso justifica-se pela necessidade permanente de atualização do conhecimento técnico inerente aos profissionais das diversas áreas da Educação e saúde.

Além disso, o Curso é um apoio aos docentes na aquisição de informações e instrumentos sobre a inclusão/tratamento do aluno/cliente com TDAH no meio escolar/social.

 

2.2 OBJETIVOS

2.2.1 Objetivo geral

Oferecer material de qualidade para a atualização dos profissionais da educação e da saúde para que tenham subsídio para melhorar seus conhecimentos e sua prática profissional no convívio com pessoas que apresentem TDAH.

 

2.2.2 Objetivos específicos

- Proporcionar atualização de qualidade ao material de trabalho aos profissionais/acadêmicos da Educação e da saúde;

- Contribuir para o acúmulo de horas de Curso de Atualização/Extensão para que os profissionais possam melhorar seu posicionamento em Concursos Públicos e remoções;

- Ofertar material de qualidade em Cursos de atualização profissional à distância.

 

 

2.3 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 

Módulo I

Conceito de Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade

Histórico

Incidência

Comorbidades

Sintomas

Características

Características do Cérebro com TDAH

Módulo II

Fatores de Risco

Possíveis Causas

            Hereditariedade

            Substâncias ingeridas durante a gravidez

            Chumbo

            Sofrimento Fetal

            Problemas familiares

            Metabolismo das Aminas

            Disfunção cerebral localizada

            Fatores Ambientais e Adquiridos

            Fatores Psicossociais

            Intolerância alimentar

            Açúcar

            Exposição à televisão

            Modelo Interativo-ativo

            Causas descartadas

Tipos de TDAH

Módulo III

Escalas de Avaliação em TDAH

Classificação em TDAH

Módulo IV

O Transtorno em Crianças

A criança com TDAH nas aulas de Educação Física

O transtorno em Meninas e Mulheres

O Transtorno em Adolescentes

O Transtorno em Adultos

Módulo V

O papel da escola e do educador

Dicas para lidar com crianças com TDAH em sala de aula

Estratégias específicas para o manejo de comportamento

Dicas para os pais de alunos com TDAH

Os direitos legais das crianças portadoras de Dificuldades e Distúrbios de Aprendizagem

Módulo VI

            Diagnóstico

            Questões importantes acerca do diagnóstico de TDAH

            Manifestações

            Erros no diagnóstico

Família

Tratamentos

            Medicação

            Tratamento Psicológico

            Neurofeedback

Módulo VII

Adaptações curriculares

Tipos de adaptações curriculares

Desenvolvimento de estratégias educacionais

A adaptação curricular individual

Integração da criança através de:

            Adaptações no ambiente da aprendizagem

            Adaptações para obter a atenção dos alunos

            Adaptações para focar a atenção dos alunos

            Adaptações no ritmo de trabalho

            Adaptações para manter a atenção dos alunos

            Adaptações nos métodos de ensino

            Adaptações nas estratégias

            Adaptações para manter os alunos em atividade

            Adaptações na avaliação

            Adaptações no tratamento de comportamentos inadequados

A Inclusão Escolar das pessoas com deficiência

Módulo VIII

Diretrizes Nacionais Para a Educação Especial na Educação Básica

A Constituição Federal

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional

Decreto nº 6.571 - 17 de Setembro de 2008

Diretrizes Operacionais da Educação Especial para o Atendimento Educacional Especializado – AEE na Educação Básica

Atendimento educacional especializado

Referências bibliográficas

 

 

 

2.4 AVALIAÇÃO

As avaliações são feitas ao final de cada Módulo e contemplam de 10 a 20 perguntas de múltipla escolha.

Todos os alunos podem fazer a prova até 02 vezes a fim de alcançar a média final mínima necessária (70% de aproveitamento)

 

 

 

2.5 METODOLOGIA DE ENSINO

 

A duração mínima do Curso de 200 horas é de 34 dias a contar do 1º acesso ao AVA.

A duração mínima do Curso de 300 horas é de 60 dias a contar do 1º acesso ao AVA.

Os cursos estão divididos em módulos independentes, sendo que; ao final de cada Módulo, o aluno é submetido a uma avaliação de desempenho.

Os alunos têm acesso a textos, imagens, vídeos, áudios e avaliações que estão disponíveis 24 horas por dia no AVA.  Possuem disponíveis tutorias ilimitadas caso surja alguma dúvida conteudista. O prazo máximo para respaldo dos tutores é de 01 dia útil.

 

 

 

2.6 BIBLIOGRAFIA

ALVES, M. D. As representações sociais de professores acerca da inclusão de alunos com distúrbios globais do desenvolvimento. 2005. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2005.

BASTOS, F. L.; THOMPSON, T. A.; MARTINEZ O, C. A. - Uma revisão do distúrbio de Déficit de Atenção/Hiperatividade - Apresentado no 1º Encontro Brasileiro de Neurologia, Outubro de 2000 - Pesquisa conjunta GENN/University of Central Florida (Orlando, USA)

BERSCH, R. de C. R.; PELOSI, M.B. Portal de ajudas técnicas para a educação: equipamento e material pedagógico especial para educação, capacitação e recreação da pessoa com deficiência física: tecnologia assistiva: recursos de acessibilidade ao computador. Brasília: ABPEE - MEC/SEESP, 2007.

BENCZIK, E. B. P. Transtorno de Défict de Atenção Hiperatividade: atualidade diagnóstica e terapêutica um guia de orientação para profissionais. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002.

GOLDSTEIN, Sam. Hiperatividade: como desenvolver a capacidade de atenção da criança. 10ª edição. São Paulo: Papirus, 2004

BRANCO, C, R (coord). Alunos com necessidades educativas especiais e adaptações curriculares. CNREE, MEC. Madrid. 1996.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Imprensa Oficial, 1988.

BRASIL. Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais. Brasília: UNESCO, 1994.

BRASIL. Declaração Mundial sobre Educação para Todos: plano de ação para satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem. UNESCO, Jomtiem/Tailândia, 1990.

BRASIL. Decreto Nº 186, de 09 de julho de 2008. Aprova o texto da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e de seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova Iorque, em 30 de março de 2007.

BRASIL. Decreto Nº 3.956, de 8 de outubro de 2001. Promulga a Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Pessoas Portadoras de Deficiência. Guatemala: 2001.

BRASIL. Decreto Nº 6.571, de 17 de setembro de 2008. Dispõe sobre o Atendimento Educacional Especializado.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Operacionais da Educação Especial para o Atendimento Educacional Especializado (AEE) na Educação Básica. Brasília, MEC/SEESP, 2008.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. In: Secretaria de Educação Especial/Ministério da Educação. Inclusão: Revista da Educação Especial. V.4, n.1. Brasília, MEC/SEESP, 2008.

CALVO, R, A, Martínez Alcolea A. Técnicas e procedimentos para realizar adaptações curriculares. Madrid, Edit Escola Espanhola 1999.

CYPEL, Saul. A criança com déficit de atenção e hiperatividade: Atualização para pais, professores e profissionais de saúde. Lemos Editorial, 2ª ed. São Paulo: 2003.

CORNACHINI, Viviane . Tudo sobre Transtorno e Déficit de Atenção e Hiperatividade. Disponível em: http://www.tdah.net.br . acesso em: 24 out. 2010

FACION, J.R. Transtornos de Déficit de Atenção/Hiperatividade (T.D.A.H ): Atualização Clínica. In: Revista de Psicologia da UnC. 2004, vol. 1, n. 2, p. 54-58

FÁVERO, A.G. Educação Especial: tratamento diferenciado que leva à inclusão ou à exclusão de direitos? In: FÁVERO, A.G.; PANTOJA, L.de M.P.; MANTOAN, M.T.E. Atendimento Educacional Especializado: aspectos legais e orientação pedagógica. Brasília, MEC/SEESP, 2007, p.13-22.

FÁVERO, A.G.; PANTOJA, L.de M.P.; MANTOAN, M.T.E. Atendimento Educacional Especializado: aspectos legais. In: FÁVERO, A.G.; PANTOJA, L.de M.P.; MANTOAN, M.T.E. Atendimento Educacional Especializado: aspectos legais e orientação pedagógica. Brasília, MEC/SEESP, 2007, p.25-42.

GARCÍA, V J.: Guia para realizar adaptações curriculares. EOS, Madrid, 1993.

GOLDSTEIN, S.; GOLDSTEIN, M. Hiperatividade: como desenvolver a capacidade de atenção da criança. Tradução: Maria Celeste Marcondes. São Paulo: Papyrus, 1994.

GOLFETO, J. H.. A criança com déficits de atenção aspectos clínicos, terapêuticos e evolutivos. Campinas, 1992.

GUARESCHI, T. Aprendizagem e representações sociais: pensando a escolarização de alunos com transtornos globais do desenvolvimento. 2006. 98 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2006.

KUPFER, M. C. M. Duas notas sobre a inclusão escolar. In: Escritos da criança. Porto Alegre: Centro Lydia Coriat, 2001, nº 6, p.71-81.

KUPFER, M. C. M. Problemas de aprendizagem ou estilos cognitivos? Um ponto de vista da Psicanálise. In: RUBINSTEIN, E. (org.). Psicopedagogia: uma prática, diferentes estilos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1999, p.65-78.

LERNER, R. Escolarização de crianças portadoras de distúrbios globais do desenvolvimento: dados e reflexões a respeito dos aspectos envolvidos. In: Estilos da Clínica: Revista sobre a Infância. São Paulo: IPUSP, v. II, nº 2, 2º semestre, 1997, p.62-71.

MANZINI, E.J.; DELIBERATO, D. Portal de ajudas técnicas para a educação: equipamento e material pedagógico especial para educação, capacitação e recreação da pessoa com deficiência física: recursos para comunicação alternativa. 2.ed. Brasília: MEC/SEESP, 2006.
 

MRECH, L. M. Psicanálise e Educação: novos operadores de leitura. São Paulo: Pioneira, 1999.

MATTOS, Paulo et al. Adaptação transcultural para o português da escala Adult Self-Report Scale para avaliação do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) em adultos. Rev. psiquiatr. clín. 2006, vol.33, n.4

MOINA, S (Coordenador). Psicopedagogía da criança com síndrome de Down. Granada, Edit Arial 2002.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, 2006.

POLANCZYK, Guilherme V., DENARDIN, Daniel, LAUFER, Tatiana et al. O transtorno de déficit de atenção/hiperatividade na adolescência. Adolesc. Latinoam., nov. 2002, vol.3, no.2, p.0-0. ISSN 1414-7130.

QUADROS, R.M. de. O tradutor e intérprete de língua brasileira de sinais e língua portuguesa. 2.ed. Brasília: MEC/SEESP, 2007.

REIS, Maria das Graças. Práticas escolares e desempenho acadêmico de alunos com TDAH - Práticas escolares e TDAH. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE). volume 12 . Número 1. Janeiro/Junho 2008. p 89-100.

ROHDE, Luis Augusto P. Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade: o que é? Como ajudar. Porto Alegre:ARTMED, 1999.

ROHDE, Luis Augusto et al. Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade. Rev. Bras. Psiquiatr. vol.22  s.2 São Paulo Dec. 2000.

RUIZ, R, E. Adaptações CURRICULARES individuais para os alunoscom síndrome de Down. Pode ver-se também em:
Troncoso MV. Programação educativa na criança com síndrome de Down. Revista Síndrome de Down 1995; 12: 7-11.

SÁ, E.D. de; CAMPOS, I.M. de; SILVA, M.B.C. Atendimento Educacional Especializado: deficiência visual. São Paulo: MEC/SEESP, 2007.

SILVA, Kátia Beatriz Corrêa e. TDAH e Comorbidades. Disponível em: www.tdahecomorbidades.com.br. Acesso em: 27 out. 2010.

SMITH, C.; STRICK,L. Dificuldades de Aprendizagem de A a Z. 1ª ed. Ed. Artes Médicas, 2001.

VEGA, A (coord). A educação das crianças com síndrome de Down. Princípios e práticas. Amarú. Madrid. 2001.

VERA, Cleiva Flamia Diniz et al. Transtornos de aprendizagem em presença de respiração oral em indivíduos com diagnóstico de transtornos de défcit de atenção/hiperatividade(TDAH). Rev. CEFAC. Vol 8. n 4. São Paulo. Oct.Dec. 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516-18462006000400005&script=sci_arttext&tlng=pt. Acesso em: 26 out. 2010.

 

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