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Descrição do Produto

 CURSO DE EXTENSÃO

 

1  IDENTIFICAÇÃO

1.1 TÍTULO:

Comunicação Alternativa e Tecnologias Assistivas

 

1.2 LOCAL DE REALIZAÇÃO:

Ambiente Virtual de Aprendizagem da Atena Cursos

www.portaldecursoslivres.com.br

 

1.3 TIPOS DE CLIENTELA:

Profissionais e acadêmicos da Educação, pedagogia e saúde.

 

 

1.4 CARGAS HORÁRIAS DISPONÍVEIS

 

200 e 300 horas

 

 

1.5 COORDENAÇÃO

Coordenador: Igor de Oliveira Insaurriaga Silva

 

E-mail: [email protected]

 

Possui Currículo na Plataforma LATTES            SIM(   x  )                     NÃO  (    )

 

 

1.6 INSTITUIÇÕES ENVOLVIDAS/TIPO DE PARTICIPAÇÃO

Faculdade Jangada/ chancela do Curso.

 

 

2 CURSO 

2.1 JUSTIFICATIVA

 

O Curso justifica-se pela necessidade permanente de atualização do conhecimento técnico inerente aos profissionais das diversas áreas da Educação – com ênfase na educação inclusiva - e profissionais da saúde.

Além disso, o Curso é um apoio aos docentes na aquisição de informações e instrumentos sobre a inclusão do aluno/cliente com alguma dificuldade de comunicação no meio escolar/social.

 

2.2 OBJETIVOS

2.2.1 Objetivo geral

Oferecer material de qualidade para a atualização dos profissionais da educação e da saúde para que tenham subsídio a fim de melhorar seus conhecimentos e sua prática profissional no convívio/tratamento/educação de pessoas que apresentem sintomas/características de dificuldades de comunicação.

 

2.2.2 Objetivos específicos

- Proporcionar atualização de qualidade ao material de trabalho aos profissionais/acadêmicos da Educação e da saúde;

- Contribuir para o acúmulo de horas de Curso de Atualização/Extensão para que os profissionais possam melhorar seu posicionamento em Concursos Públicos e remoções;

- Ofertar material de qualidade em Cursos de atualização profissional à distância.

 

 

2.3 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

MÓDULO I

O que é comunicação?

Comunicação Alternativa

Principais Sistemas de Comunicação

- Sistema Bliss

- Sistema Pictográfico

- Sistema PIC (Pictogramas e Ideogramas para a Comunicação)

- Sistema PECS (Picture Exchange Communication System)

 

MÓDULO II

Políticas de Educação Inclusiva

Quem faz uso da Comunicação Alternativa?

• Autismo

• Surdocegueira 

• Afasia/Disfasia

• Paralisia cerebral

• Deficiência intelectual (severa/profunda)

 

MÓDULO III

Atendimento Educacional Especializado – AEE

Sala de Recursos Multifuncionais – SRMF

A Tecnologia Assistiva e a Sala de Recursos Multifuncionais

Quando introduzir a Comunicação Alternativa?

 

MÓDULO IV

Tecnologia assistiva

- O que é?

- Recursos

- Serviços

- Classificação em Categorias

- Categorias

- O que é e o que não é Tecnologia Assistiva

- Interdisciplinaridade e a organização de serviços em TA

- Desenho Universal

 

MÓDULO V

Tecnologia Assistiva e as Deficiências

Produtos de Tecnologias Assistivas

 

2.4 AVALIAÇÃO

As avaliações são feitas ao final de cada Módulo e contemplam de 10 a 20 perguntas de múltipla escolha.

Todos os alunos podem fazer a prova até 02 vezes a fim de alcançar a média final mínima necessária (70% de aproveitamento)

 

 

2.5 METODOLOGIA DE ENSINO

 

A duração mínima do Curso de 200 horas é de 34 dias a contar do 1º acesso ao AVA.

A duração mínima do Curso de 300 horas é de 60 dias a contar do 1º acesso ao AVA.

Os cursos estão divididos em módulos independentes, sendo que; ao final de cada Módulo, o aluno é submetido a uma avaliação de desempenho.

Os alunos têm acesso a textos, imagens, vídeos, áudios e avaliações que estão disponíveis 24 horas por dia no AVA.  Possuem disponíveis tutorias ilimitadas caso surja alguma dúvida conteudista. O prazo máximo para respaldo dos tutores é de 01 dia útil.

 

 

2.6 BIBLIOGRAFIA

- Aimard, P. (1986). A linguagem da criança. Porto Alegre: Artes Médicas.

- ALMEIDA, M. A., MACHADO, M. H. P.& LAMÔNICA, D. A. C (2005). Adaptações do sistema de comunicação por troca de figuras no contexto escolar. Pró-Fono R. Atual. cient. vol.17, Nº2, Barueri. In http://www.scielo.br/. Visualizado a 12 de Dezembro de 2013. 

- ARGYLE, M. A interação social: relações interpessoais e comportamento social. [tradução de Márcia Bandeira de Mello Leite Nunes]. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1976.

- BASTOS, Maria Inês de Souza Ribeiro. Inclusão digital e social de pessoas com deficiência: textos de referência para monitores de telecentros. Brasília, DF: UNESCO, 2007.

- Bates, E. (1976). Language and context: The acquisition of pragmatics. New York, NY: Academic Press.

- Bersch, R.; Schirmer, C. R. (2005). Tecnologia Assistiva no Processo Educacional. Em Ensaios Pedagógicos Construindo Escolas Inclusivas. (pp.87-92).Brasília. Distrito Federal: Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial.

- BERSCH, Rita. Tecnologia assistiva. [S.l.]. Disponível em: .

- BLOOM, L. Of continuity and descontinuity and the magic of language development. In: GOLINKOFF, R.M. (ed). The Transition from Prelinguistic to Linguistc. New Jersey: L. E. A., 1983.

- Bondy, A. & Frost, L. PECS: The Picture Exchange Communication System. Cherry Hill, NJ: Pyramid Educational Consultants, Inc., 1994.

- BOONE, D. R.; PLANTE, E. Comunicação Humana e Seus Distúrbios. [tradução de Sandra Costa]. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

- Brown, A. L. (1978). Saber quando, onde e como para lembrar: um problema de metacognição. In R. Glaser(Ed.), Advances in instructional psychology (Vol I). New York: Lawrence Erlbaum Associates.

- Camaioni, L. (1980).  Interação entre crianças. Roma: Armando Armando.

- CAPOVILLA, F.C. ; MACEDO, E.C. ;DUDUCHI, M. ;CAPOVILLA, A. G.S.; THIERS, V. O. Sistemas de Comunicação Alternativa e Suplementar: Princípios de Engenharia e Design - Revista Distúrbios de Comunicação. EDUC, São Paulo, 1998.

- CAPOVILLA, F. C. Comunicação Alternativa: Modelos teóricos e tecnológicos, filosofia educacional e prática clínica. In: K. Carrara (org). Educação, Universidade e Pesquisa. Marília: Unesp-Marília-Publicações, São Paulo: Fapesp, 2001.

- CAPOVILLA, F. C. et al Home use of a computerized pictographic-syllabic-vocalic AAC system in cerebral palsy: preliminary data. Proceedings of the VII Biennial Conference of the International Society for Augmentative and Alternative Communication. Vancouver, Canada, 1996.

- CHUN, R. Y . O desenvolvimento da comunicação não-verbal através dos símbolos Bliss em indivíduo não falante portador de paralisia cerebral - Distúrbios da Comunicação, 4: 121-136, São Paulo, outubro, 1991.

- FIGUEIRA, Rosa Attié. 1996. O Erro como dado de Eleição nos Estudos de Aquisição da Linguagem. In: Maria Fausta P. Castro (Org.). O Método e o Dado nos Estudos da Linguagem. Campinas, SP: Editora da Unicamp.

- FINNIE, NR. (2000) O manuseio em casa da criança com Paralisia Cerebral. 3ª edição. Brasil Manole.

- FRANCHI, Carlos. 1977. Linguagem – Atividade Constitutiva. Almanaque – Cadernos de Literatura e Ensaio. São Paulo: Brasiliense: 9-27.

- FROST,L. & BONDY,A The picture exchange communication system (PECS) Training manual. Pyramid Education Consltants, 1996.

- GALVÃO FILHO, Teófilo. A Tecnologia Assistiva: de que se trata? In: MACHADO, G. J. C.; SOBRAL, M. N. (Orgs.). Conexões: educação, comunicação, inclusão e interculturalidade. 1 ed. Porto Alegre: Redes Editora, p. 207-235, 2009. (disponível em: )

- GALVÃO FILHO, Teófilo. Tecnologia Assistiva para uma Escola Inclusiva: apropriação, demandas e perspectivas. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2009. (disponível em: )

- GILL, N.B. Comunicação através de símbolos: Abordagem clínica baseada em diversos estudos - Temas sobre Desenvolvimento, 6: 34, 1997.

- HEHNER, B. Blissymbols for use. Toronto, Canada. Bilssymboolics Communication Institute, 1980.

- JOHNSON, R. M. Guia dos Símbolos de Comunicação Pictórica - Picture Communication Symbols. Editado por CLIK- Recursos tecnológicos para a educação, Porto Alegre, 1998.

- JOHNSON, R. M. The picture communication symbols. Book II. Solana Beach, CA, Mayer Johnson, 1992.

- KNAPP, M. L.; HALL, J. A. Comunicação não-verbal na interação humana. São Paulo: JSN Editora, 1999.

- Lima, C. e Ferreira, L. (2004) Paralisia Cerebral: Neurologia, Ortopedia, Reabilitação. Guanabara Koogan. Brasil.

- LIMONGI, S.C.O. Paralisia cerebral: linguagem e cognição. Pró-fono. Carapicuíba, 1995. 

- LIMONGI, S.C.O. A Construção da linguagem na criança paralítica cerebral. In: ______. Paralisia cerebral: processo terapêutico em linguagem e cognição: (pontos de vista e abrangência). São Paulo: Pró-Fono, p. 119-142, 2000.

- LURIA, A. R. Curso de Psicologia Geral: Introdução Evolucionista à Psicologia. Tradução Paulo B. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979.

- MANZINI, E, J. Conceitos básicos em comunicação alternativa e suplementar. In: K. Carrara (org). Educação, Universidade e Pesquisa. Marília: Unesp-Marília-Publicações, São Paulo: Fapesp, 2001.

- MAHARAJ, S. Pictogram ideogram communication. Regina-Canada:The George Reed Foundation for the Handicapped, 1980.

- McNAUGHTON, S. Communication with Blissymbolics. Toronto, Canadá: Blissymbolis Communication Institute, 1985.

- MOREIRA, Eliana C. & CHUN, Regina Y. S. Comunicação Suplementar e/ou

Alternativa – ampliando possibilidades de indivíduos sem fala funcional. In: LACERDA, Cristina B. & PANHOCA, Ivone. (Org). Tempo de Fonoaudiologia. Taubaté/SP: Cabral Editora Universitária Ltda, 1997.

- NUNES, L. R. d’O. de P. A comunicação alternativa para portadores de distúrbios da fala e da comunicação. In: MARQUEZINE; M.C.; ALMEIDA, M.A.; TANAKA, E. D. O. (Orgs.). Perspectivas multidisciplinares em Educação Especial II. Londrina: EDUEL, 2001.

- NUNES, L. R. O de P. Modelos teóricos na comunicação alternativa e ampliada. In: NUNES, L. R. d’O de P. (Orgs.). Comunicação alternativa – favorecendo o desenvolvimento da comunicação em crianças e jovens com necessidades educativas especiais. Rio de Janeiro: Dunya, 2003.

- OMOTE, S. A concepção de deficiência e a formação do profissional em educação especial. In: MARQUEZINE, M.C.; ALMEIDA, M.A; TANAKA, E.D.O. (Org). Perspectivas Multidisciplinares em Educação Especial II, Londrina: Ed. UEL, 2001.

- PEREIRA, A., SOUSA, A., VIEIRA, A., SILVA, A., TEIXEIRA, E., DIAS, F., SILVA, I., MELO, M., LEÃO, P., GOUVEIA, P. & SILVA, S. (2008). (Vi) Ver o Teu Mundo (Grupo Tutorial 4 do 2º ano da Licenciatura de Terapia Ocupacional da Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto, através de http://conheceroautismo.blogspot.com/2009/01/comunicao-e-as-tecnologias.html

- PEDROSA S. (2006). PECS Picture Exchange Communication System (Sistema de Comunicação por Troca de Imagens). In www.appda-lisboa.org.pt/. Visualizado a 29 de Dezembro de 2009.

- PETER, M.; BARNES, R. Signs, Symbols and Schools, 1982.

- PUPO, DEISE TALLARICO; MELO, AMANDA MEINCKE; PÉREZ FERRÉS, SOFIA. Acessibilidade: discurso e prática no cotidiano das bibliotecas. São Paulo, SP: UNICAMP, 2008.

- REILY, L. Sistemas de Comunicação suplementar e alternativa. In: REILY, L. Escola Inclusiva: Linguagem e mediação. Campinas: Papirus, 2004. (Série Educação Especial).

- SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de lingüística geral. São Paulo: Editora Cultrix, 1970. (Org. Charles Bally e Albert Sechehaye).

- SOARES, R. S. (2006). Usar métodos Alternativos e Aumentativos da comunicação. In http://apacdah.no.sapo.pt/. Visualizado a 29 de Dezembro de 2009. 

- THIERS, V. de O. Comunicação alternativa em paralisia cerebral: avaliação de iconicidade de símbolos picto-ideográficos e de variáveis de controle de busca a símbolos Bliss em tabuleiros de comunicação. São Paulo: USP, 1995. Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Experimental. (Dissertação de Mestrado).

- Van Riper, C. e Emerick, L. (1997) Correção de Linguagem: uma introdução à patologia da fala e à audiologia. Trad. de Marcos A. G. Domingues. 8 ed. Porto Alegre: Artes Médicas.

- VON TETZCHENER, S.V. Comunicação aumentativa e alternativa: avaliação e intevenção  - uma abordagem funcional. 1997.

- VON TETZCHNER, S.; JENSEN, M.H. Comunicação aumentativa e alternativa. European perspective. London, UK, Whurr Publishers Ltda, 1996.

- VON TETZCHNER, S.; MARTINSEN, H. Introdução à comunicação aumentativa e alternativa. Portugal: Porto Editora, 2000.

 

Sites consultados:

 http://www.revistaautismo.com.br/edicao-2/o-que-e-pecs

 http://www.abads.org.br/view_materia.php?i=498

 http://www.universoautista.com.br/autismo/modules/works/item.php?id=14

http://m.g1.globo.com/fantastico/quadros/autismo-universo-particular/noticia/2013/08/conheca-metodos-mais-utilizados-no-tratamento-de-pessoas-com-autismo.html?hash=2

http://osreformados.com/index.php?topic=88298.0

http://www.profala.com/artpc5.htm

http://www.bengalalegal.com/

http://www.assistiva.com.br/

http://www.comunicacaoalternativa.com.br/

http://omundodacomunicacao.blogspot.com.br/2009/05/sistema-bliss.html

http://meunomenai.com/tag/comunicacao-alternativa-sistema-pictografico-de-comunicacao/

http://crescercomunicando.blogspot.com.br/2011/05/sistema-pic-pictogram-ideogram.html

 

 

 

3.  ÁREA TEMÁTICA DA EXTENSÃO

 

1 ( x  )

Comunicação

2 (   )

Cultura

3 (   )

Direitos Humanos e Justiça

4 ( x  )

Educação

5 (   )

Meio Ambiente

6 (  x )

Saúde

7 (   )

Tecnologia e Produção

8 (   )

Trabalho

 

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