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Descrição do Produto

CURSO DE EXTENSÃO

 

1  IDENTIFICAÇÃO

1.1 TÍTULO:

Educação Especial e Inclusiva

 

1.2 LOCAL DE REALIZAÇÃO:

Ambiente Virtual de Aprendizagem da Atena Cursos

www.portaldecursoslivres.com.br

 

1.3 TIPOS DE CLIENTELA:

Profissionais e acadêmicos da Educação e saúde.

 

 

1.4 CARGAS HORÁRIAS DISPONÍVEIS

 

300 e 360 horas

 

 

1.5 COORDENAÇÃO

Coordenador: Igor de Oliveira  Insaurriaga Silva

 

E-mail: [email protected]

 

Possui Currículo na Plataforma LATTES            SIM(   x  )                     NÃO  (    )

 

 

1.6 INSTITUIÇÕES ENVOLVIDAS/TIPO DE PARTICIPAÇÃO

Faculdade Jangada/ chancela do Curso.

 

 

2 CURSO 

2.1 JUSTIFICATIVA

 

O Curso justifica-se pela necessidade permanente de atualização do conhecimento técnico inerente aos profissionais das diversas áreas da Educação.

As informações trazidas no Curso são de grande valia para os profissionais que lidam com pessoas – independente de seu estágio de desenvolvimento -. Traz informações pertinentes sobre o desenvolvimento desde a concepção até a velhice e estes aspectos de desenvolvimento abordam o desenvolvimento físico, psicossocial, cognitivo e da linguagem.

 

2.2 OBJETIVOS

2.2.1 Objetivo geral

Oferecer material de qualidade para a atualização dos profissionais da educação e da saúde para que tenham subsídio para melhorar seus conhecimentos sobre o Desenvolvimento Humano.

 

2.2.2 Objetivos específicos

- Proporcionar atualização de qualidade ao material de trabalho aos profissionais/acadêmicos da Educação e da saúde;

- Contribuir para o acúmulo de horas de Curso de Atualização/Extensão para que os profissionais possam melhorar seu posicionamento em Concursos Públicos e remoções;

- Ofertar material de qualidade em Cursos de atualização profissional à distância.

 

 

2.3 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

MÓDULO I

A inclusão e a Diversidade, no Brasil histórico e aspectos legais;

Fundamentação formação  pedagogicamente  do AEE  como atendimento em Salas de Recursos  e centros especializados em educação especial.

Educação Especial Inclusiva;

A quem se destina a Educação Especial Inclusiva;

Que tipo de formação deve ter o profissional que atua na Educação Especial;

Objetivos da Política Nacional de Educação Especial, na Perspectiva Inclusiva

O que é o AEE?

AEE na Educação Infantil;

AEE em outras modalidades de ensino;

Espaços de AEE.

MÓDULO II

Distúrbios de aprendizagem;

Caracterização Histórica;

Conceito de Distúrbio de aprendizagem;

Conceito de Dificuldade de Aprendizagem;

Conceito de Deficiência de Aprendizagem;

Tipos;

Características.

MÓDULO III

Inclusão Escolar: Um desafio entre o ideal e o real; 

Inclusão e exclusão de deficientes na Sociedade;

As Tecnologias de Acessibilidades e os Recursos Pedagógicos na educação;

Alunos com Deficiência Visual

Alunos com Deficiência auditiva

Alunos com Deficiência física

Alunos com Deficiência intelectual

Alunos com Síndrome de Down

Alunos com transtorno global de desenvolvimento

Alunos com Autismo

MÓDULO IV

Adequações Curriculares

O papel do professor de AEE na sala de recursos e na inclusão no espaço escolar;

Legislação e Políticas Públicas em Educação Inclusiva;

Acesso Universal: a importância dos recursos na educação;

Termos utilizados para chamar as pessoas com deficiência;
Preconceitos na inclusão de pessoas com necessidades especiais;

Leis e Decretos: Tecnologia Assistiva;

A importância de atividades de motricidade para alunos especiais

MÓDULO V

Conhecendo O Seu Aluno

Como Estudar Uma Criança?

Observação Direta

Aferição do Nível de Desenvolvimento

O Emprego de Técnicas de Estudo

MÓDULO IV

Contexto histórico

Convenção de deficiência

Novas perspectivas da integração do deficiente

MÓDULO VII

 Deficiência intelectual

            Causas

            Origens

Deficiência intelectual X Doença mental

SÍNDROME DE DOWN

MÓDULO VIII

Orientações metodológicas

Fundamentos da Educação Inclusiva

Inclusão Escolar

Construção de estratégias para a Inclusão Escolar

Principais características das Escolas Inclusivas

Adaptações de pequeno e grande porte

Inclusão de criança com deficiência intelectual

Sugestões de Jogos e brincadeiras

MÓDULO IX

Deficiência Física

Origens da Deficiência Física

Paralisia Cerebral (PC)

Causas da PC

 Mobilidade dos Indivíduos com Deficiência Física

 Adaptações de recursos pedagógicos para DF

MÓDULO X

 Deficiência Auditiva

            Causas Adquiridas

            Desenvolvimento da Criança e do Adolescente Surdo

Algumas maneiras de se comportar diante de uma pessoa surda

O papel do professor  

Inclusão escolar do Aluno surdo

MÓDULO XI

 Deficiência Visual

            Classificação

            Definição Global

            Classificação Esportiva

            Causas

 Orientações Metodológicas com o aluno DV

 

 

2.4 AVALIAÇÃO

As avaliações são feitas ao final de cada Módulo e contemplam de 10 a 20 perguntas de múltipla escolha.

Todos os alunos podem fazer a prova até 02 vezes a fim de alcançar a média final mínima necessária (70% de aproveitamento)

 

 

 

 

 

2.5 METODOLOGIA DE ENSINO

A duração mínima do Curso de 300 horas é de 40 dias a contar do 1º acesso ao AVA.

A duração mínima do Curso de 360 horas é de 48dias a contar do 1º acesso ao AVA.

Os cursos estão divididos em módulos independentes, sendo que; ao final de cada Módulo, o aluno é submetido a uma avaliação de desempenho.

Os alunos têm acesso a textos, imagens, vídeos, áudios e avaliações que estão disponíveis 24 horas por dia no AVA.  Possuem disponíveis tutorias ilimitadas caso surja alguma dúvida conteudista. O prazo máximo para respaldo dos tutores é de 01 dia útil.

 

 

2.6 BIBLIOGRAFIA

- AMERICAN ASSOCIATION ON MENTAL RETARDATION - AAMR. Retardo Mental: definição classificação e sistemas de apoio. Porto Alegre, Artemed,2006

- ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE DÉFICIT DE ATENÇÃO. O que é TDAH. Disponível em:< http://www.tdah.org.br/index.php?option=com_k2&view=item&layout=item&id=11&Itemid=116&lang=br>. Acesso em: 22 fev. 2011.

- APRENDIZAGEM. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2011. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Aprendizagem&oldid=26150249>. Acesso em: 22 jan. 2011.

ALMEIDA, J. J. G.; CONDE, A. J. M. Metodologia aplicada ao deficiente visual. Curso de Capacitação de Professores Multiplicadores em Educação Física Adaptada. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Especial, 2002. p.123-158.

ARAÚJO, P. F. Desporto adaptado no Brasil- origem, institucionalização e atualidade.

Brasília: Ministério da Educação e do Desporto/INDESP 1998.

CARMO, A. A. Deficiência Física: a sociedade brasileira cria, recupera e discrimina. 2.ed. Brasília: MEC/Secretaria dos Desportos, 1994.

CHIVIACOWSKY, Suzete; INSAURRIAGA, Denise Castro ; SILVA, Igor de Oliveira; KRUGER, J. A.. Efeitos da frequência do conhecimento de resultados na aprendizagem de uma tarefa motora com demanda de controle espacial em deficientes visuais. Brazilian Journal of Motor Behavior, v. 4, p. 22-29, 2009.

CIDADE, R. E.; FREITAS, P. S. EDUCAÇÃO FÍSICA E INCLUSÃO: CONSIDERAÇÕES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA ESCOLA. Disponível em: Acesso em 19/09/2009.

COSTA, A. M. Educação Física e esportes adaptados. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia (s.d.) 1 v. (Apostila).

DAVIS, M. M. Disabilities: emotional, mental and learning desabilities. physical education programs for handicapped, students in Iowa. Des Moines: Drake University, 1980. cap.2, p.45-61. Prepared by Iowa State/Department of Special Division. Material digitado.

DIEHL, R. M. Qualidade e cinesfera do movimento de jogadores de basquete em cadeira de rodas. 1998. 104 f Dissertação (Mestrado em Ciências do Movimento Humano)-Escola de Educação Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 1998.

___Lazer Surdo na perspectiva multicultural. In: Encontro Nacional de Recreação e Lazer, 14.,2002, Santa Cruz do Sul. Coletânea... Santa Cruz do Sul: UNISC, 2002.1 CD-ROM.

___Atividade motora adaptada. In: Encontro Nacional de Profissionais de Educação Física, 29, 2003, Capão da Canoa. Anais... Capão da Canoa, 2003.

p.22.

DIEHL, R. M.; PERIN, L. F. Capoeira as estimulance for the perceptive and motoric development of deaf adolescents. In: International Symposium Adapted Physcal Activity, 13,2001, Viena, Áustria. Abstracts... Viena, 2001. p.130131.

DIEHL, R. M.; FERREIRA, P. S. Equilíbrio e coordenação motora de crianças e adolescentes surdos. In: Congresso Brasileiro de Atividade Motora Adaptada, 4, 2001, Curitiba. Anais... Curitiba, 2001. p.45-47.

___o Desempenho motor de adolescentes surdos. In. Simpósio International de Ciência do Esporte, 26., 2003, São Paulo. Anais... São Paulo, 2003.

p.214.

DIEHL, R. M.; DIAZ, W. B. P. Desporto na escola especial para alunos com deficiência mental. In: Congresso de Atividade Motora Adaptada do MERCOSUL, 1, 2002, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: PUC, 2002. 1 CD- ROM.

DUARTE, E.; ARAÚJO, U. Neuropatologia. Curso de Capacitação de Professores Multiplicadores em Educação Física Adaptada. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Especial, 2002. p.23-41.

- FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

- GARDNER, Howard. Inteligências múltiplas, a teoria na prática. Porto Alegre, 2000

_______________. A Multiplicity of Intelligences, Scientific American, 1998

- HABIB, M. (2000). Bases neurológicas dos comportamentos. Lisboa: Climepsi Editores

- HASHIMOTO, Cecília. Dificuldades de aprendizagem: concepções que permeiam a prática de professores e orientadores. Tese de mestrado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1997.

- JEAN PIAGET. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2011. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Jean_Piaget&oldid=26223803>. Acesso em: 02 abr. 2011.

- KAMMI, Constance. A teoria de Piaget e a educação pré-escolar. Lisboa: Sociocultur, 1980.

- KRYNSKY, Stannislau. Deficiência Mental. RJ Livraria Atheneu, 1969.

- LEV VYGOTSKY. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2011. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Lev_Vygotsky&oldid=26197677>. Acesso em: 15 mar. 2011.

- LEFRÈVE, AB. (Coord.) Disfunção Cerebral Mínima. São Paulo: Editora Sarvier, 1975.

- __________________. Exame neurológico evolutivo. SP. Sarvier, 1976

- LERNER, J. Learning disabilities: theories, diagnosis and teaching strategies. Boston: Houghton Mifflin Comp., 1989.

- LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da Escola Pública. A pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1986.

- LUCKESI, Cipriano. A avaliação da Aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 2000.

- MIRANDA, M. I. Crianças com problemas de aprendizagem na alfabetização: contribuições da teoria piagetiana. Araraquara, SP: JM Editora, 2000

- MOOJEN, S. Dificuldades ou transtornos de aprendizagem? In: Rubinstein, E. (Org.). Psicopedagogia: uma prática, diferentes estilos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1999.

- MORAIS, J. (1997). A arte de ler Psicologia cognitiva da leitura. Lisboa: Edições Cosmo.

- ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. Classificação e Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10: Descrições clínicas e diretrizes diagnósticas. Porto Alegre: Editora Artes Médicas; 1993.

- PAC (Primary Progress Assessment Chart - P=P.A.C.) desenvolvido por H.C Günzburg, traduzido e testado de modo independente por Pereira, O.; Silveira, L.M.R. e Facion, J.R

- PAIN, Sara. Diagnóstico e Tratamento dos Problemas de Aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.

- PENNINGTON, Bruce F. Diagnóstico de Distúrbios de Aprendizagem. S.P: Pioneira, 1997. Pp 34 – 40. Cap.3, Parte I.

- PIAGET, Jean. O Nascimento da inteligência na criança. RJ, Zahar, 1975

- ROMERO, J. F. Os atrasos maturativos e as dificuldades de aprendizagem. In: COLL. C., PALACIOS, J., MARCHESI, A. Desenvolvimento psicológico e educação: necessidades educativas especiais e aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995, v. 3.

- RUBISTEIN, E. A especificidade do diagnóstico psicopedagógico. In: SISTO, F. et al. Atuação psicopedagógica e aprendizagem escolar. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996.

- SCOZ, B. Psicopedagogia e realidade escolar, o problema escolar e de aprendizagem. Petrópolis: Vozes, 1994.

- SMITH, Corine & STRICK, Lisa. Dificuldades de aprendizagem de A a Z: um guia completo para pais e educadores. Porto Alegre: Artmed, 2001.

- TEMPLE, C. (1997). Developmental cognitive neuropsychology. United Kingdom: Psychology Press.

- TELFORD C. W.; Sawrey. O indivíduo excepcional. RJ, Zahar, 1974

- TDAH: Causas, Sintomas, Diagnóstico e Tratamento. Portal Banco de Saúde. 2009.

- TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2011. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Transtorno_do_d%C3%A9ficit_de_aten%C3%A7%C3%A3o_com_hiperatividade&oldid=26266989>. Acesso em: 29 fev. 2011.

- VASCONCELOS, Celso S. Coordenação do Trabalho Pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. São Paulo: Libertat, 2002.

- WEISS, Mª Lúcia L. Psicopedagogia clínica: uma visão diagnóstica dos problemas de aprendizagem escolar. Rio de Janeiro: DP&A, 1997.

- WECHSLER. D. (1955). Manual, Weschsler Adult intelligence Scale. New York: psychological Corporation.

 

 

3.  ÁREA TEMÁTICA DA EXTENSÃO

1 (   )

Comunicação

2 (   )

Cultura

3 (   )

Direitos Humanos e Justiça

4 ( x  )

Educação

5 (   )

Meio Ambiente

6 (  x )

Saúde

7 (   )

Tecnologia e Produção

8 (   )

Trabalho

 

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