Atena Cursos - Invista no Futuro, Prepare-se com Qualidade!

Minha Conta

ENDEREÇO DE E-MAIL

SENHA

ENTRAR

0

MEU CARRINHO

Total R$ 0,00

IR PARA O CARRINHO

>
POR: 166,90

12x DE R$ 18,60 NO CARTÃO OU POR R$ 166,90 NO DEPÓSITO BANCÁRIO

COMPRAR

Início cursos presenciais apostilas certificados

Curso Online de Autismo Infantil 120 horas

Certificação: Certificado por IES credenciada ao MEC  | 

Modalidade: 100% online

Tempo mínimo para conclusão de Curso: 12 dias

mais informações

Curso Online de Autismo Infantil 120 horas

Certificação: Certificado por IES credenciada ao MEC  | 

Modalidade: 100% online

Tempo mínimo para conclusão de Curso: 12 dias

mais informações

As combinações acima não possuem estoque.

por:  166,90

ou por 12x de R$ 18,60 com juros

Quantidade

+

-

COMPRAR

+

Ver todos descontos

Ver outras formas de pagamento e parcelamento

Descrição do Produto

 

CURSO DE EXTENSÃO

 

1  IDENTIFICAÇÃO

1.1 TÍTULO:

Autismo Infantil

 

1.2 LOCAL DE REALIZAÇÃO:

Ambiente Virtual de Aprendizagem da Atena Cursos

www.portaldecursoslivres.com.br

 

1.3 TIPOS DE CLIENTELA:

Profissionais e acadêmicos da Educação e saúde.

 

 

1.4 CARGAS HORÁRIAS DISPONÍVEIS

 

80 e 120 horas

 

 

1.5 COORDENAÇÃO

Coordenador: Igor de Oliveira  Insaurriaga Silva

 

E-mail: [email protected]

 

Possui Currículo na Plataforma LATTES            SIM(   x  )                     NÃO  (    )

 

 

1.6 INSTITUIÇÕES ENVOLVIDAS/TIPO DE PARTICIPAÇÃO

Faculdade Jangada/ chancela do Curso.

 

 

2 CURSO 

2.1 JUSTIFICATIVA

 

O Curso justifica-se pela necessidade permanente de atualização do conhecimento técnico inerente aos profissionais das diversas áreas da Educação.

As informações trazidas no Curso são de grande valia para os profissionais que lidam com pessoas – independente de seu estágio de desenvolvimento -. Traz informações pertinentes sobre o desenvolvimento desde a concepção até a velhice e estes aspectos de desenvolvimento abordam o desenvolvimento físico, psicossocial, cognitivo e da linguagem.

 

2.2 OBJETIVOS

2.2.1 Objetivo geral

Oferecer material de qualidade para a atualização dos profissionais da educação e da saúde para que tenham subsídio para melhorar seus conhecimentos sobre o Desenvolvimento Humano.

 

2.2.2 Objetivos específicos

- Proporcionar atualização de qualidade ao material de trabalho aos profissionais/acadêmicos da Educação e da saúde;

- Contribuir para o acúmulo de horas de Curso de Atualização/Extensão para que os profissionais possam melhorar seu posicionamento em Concursos Públicos e remoções;

- Ofertar material de qualidade em Cursos de atualização profissional à distância.

 

 

2.3 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

MÓDULO I

Contextualização Histórica sobre Autismo e Educação Especial

Definições

Classificação

Profissionais envolvidos

O papel do professor

Características

Epidemiologia

Prejuízos neurocomportamentais

MÓDULO II - AUTISMO

Definição

Epidemiologia

Características

Causa

Incidência

Diagnóstico

A genética no Autismo

Tratamento

Desenvolvimento Cognitivo do Autista

            Evolução e prognóstico

MÓDULO III

AEE - Atendimento educacional especializado

            Intervenções educativas

Estratégias Escolares para Ensinar Crianças com Autismo;

Orientações para Promover a Aprendizagem do Aluno com Autismo na Sala e na Escola;

Inclusão do aluno com Autismo

Propostas Educacionais para o Autista

Como integrar autistas com não autistas

MODULO IV

Como pais e profissionais da Educação lidam com O Autismo

A aceitação da escola para com o autista e o mesmo no ambiente escolar

Necessidade de estimular o desenvolvimento social e comunicativo

Diagnóstico tardio

Referencial bibliográfico

 

 

2.4 AVALIAÇÃO

As avaliações são feitas ao final de cada Módulo e contemplam de 10 a 20 perguntas de múltipla escolha.

Todos os alunos podem fazer a prova até 02 vezes a fim de alcançar a média final mínima necessária (70% de aproveitamento)

 

 

2.5 METODOLOGIA DE ENSINO

A duração mínima do Curso de 200 horas é de 34 dias a contar do 1º acesso ao AVA.

A duração mínima do Curso de 300 horas é de 60 dias a contar do 1º acesso ao AVA.

Os cursos estão divididos em módulos independentes, sendo que; ao final de cada Módulo, o aluno é submetido a uma avaliação de desempenho.

Os alunos têm acesso a textos, imagens, vídeos, áudios e avaliações que estão disponíveis 24 horas por dia no AVA.  Possuem disponíveis tutorias ilimitadas caso surja alguma dúvida conteudista. O prazo máximo para respaldo dos tutores é de 01 dia útil.

 

 

 

 

2.6 BIBLIOGRAFIA

 

BEREOHFF, A. M. P. Autismo, uma visão multidisciplinar. São Paulo, GEPARI, 1991.

_________________.Autismo, uma história de conquista: IN: Brasil Ministério da Educação e do Desporto. SEE. Tendências e desafios na educação especial – Brasília – 1994.

BENEZON, R.O. O Autismo, a família, e a instituição - RS Enelivros -1987.

CARDOSO, Antônio Francisco Maganhoto, Educação e retardo mental. 4ª ed. SP, Editora: Manole, 1995.

GAUDERER, E. C. Autismo- década de 80 – SP – Savier, 1993.

_______________Autismo e outros atrasos do desenvolvimento: uma atualização para os que atuam na área: do especialista aos pais- 1990.

JERUSALINSKY, A. – Psicanálise do Autismo –Porto Alegre – Artes Médicas, 1984.

LEBOYER, M. –Autismo Infantil –SP, Papirus-1987.

SCHWARTZMAN, J. S. –Autismo Infantil –Brasília - Corde, 1994.

___________________.Síndrome de Asperger: temas sobre desenvolvimento. Vol. 1, nº2, 1991.

ARRUDA, A. O ambiente natural e seus habitantes no imaginário brasileiro. In: ____. (Org.). Representando a alteridade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002. p. 81.ASSOCIAÇÃO PSIQUIÁTRICA AMERICANA. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais DSM IV – Tr. Porto Alegre: Artmed, 2004.

BARTHÉLÉMY, F. et al., Traitement des fractures de l’angle mandibulaire par miniplaques vissées par voie transjugale. Rev. Stomatol. Chir. Maxillofac. v. 97, p. 84-8, 1996

CALDEIRA, Pedro, (2005). Abordagens à problemática do Autismo-Caracterização e Intervenção- Jornadas de Formação Caldas da Rainha Junho 2005.

CURY. Augusta. Maria – A maior educadora do mundo. EDUSP. São Paulo. 2003; pág. 25

DECLARAÇÃO DE SALAMANCA (1994). Conferência Mundial sobre Necessidades Educativas Especiais, Acesso e Qualidade, Ed. UNESCO.

FACION, J.R.: Catalogo de Caracteristicas e Sintomas para o reconhecimento da Sindrome de Autismo. H.E. Kehrer; em GAUDERER, Ch.: Autismo e outros Atrasos do Desenvolvimento. Uma atualização para os que atuam na area: do especialista aos pais. CORDE-Min. Ação Social, Brasilia, 1993, pags. 141-144

FACION, J. R.. Modelo integrativo para o tratamento de pacientes portadores de deficiência mental e distúrbio de comportamento. Em aberto,Brasília: v. 13, n. 60, p. 117-119, out./dez., 1993.

GILLBERG, C., 1990. Infantile autism: diagnosis and treatment. Scand.: Acta Psychiatr

Haracopos, D. Comprehensive treatment programs for autistic children and adults in Denmark. In: Gillberg, C. Diagnosis and treatment of autism, 251-261, Plenum, 1989

JORDAN, Rita. (2000). Educação de Crianças e Jovens com Autismo, Instituto de Inovação Educacional, Lisboa.

JODELET, D. Os processos psicossociais da exclusão. In: SAWAIA, B. B. As artimanhas da exclusão: análise psicossocial e ética da desigualdade social. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001. p. 53.

______ . A alteridade como produto e processo psicossocial. In: ARRUDA, A. (Org.). Representando a alteridade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002. p. 48-50.

Kanner, Leo.”Autistic disturbances of affective contact”, na revsta Nervous Children, número 2, páginas 217-250. 1943.

KLEIN, Melanie. A Psicanálise de Crianças. (1932). Rio de Janeiro: Imago, 1997.Vol 2. p.1-350.

_________; HERMANN, P; R.E. Money – Kyle (Org). Novas Tendências na Psicanálise (1955). Rio de Janeiro: Zahar Editores. 1ª Edição.

KANNER, L. (1997/1943) Os distúrbios autísticos do contato afetivo. In Rocha, P.S.(org.) Autismos. S. Paulo: Editora Escuta

LOPES, Eliana Rodrigues Boralli. Autismo: Trabalho com a Criança e com a Família.1ª ed. São Paulo: EDICON: AUMA, 1997.

FERRARI, Ana Claudia. Espelhos Partidos. SCIENTFIC AMERICAN – Neurônios-Espelho e Autismo. vol. 55 Ano 05. Pg. 05 dezembro de 2006.

MAHLER, M. As psicoses infantis e outros estudos. 3. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989. 157 p.
________ Autismo e simbiose: duas graves perturbações de identidade. Op. cit., cap. 4, pp. 52-61. (1972).

MORAES C – Autismo Infantil

ORNITZ, E. M. (1977) Autismo. In: GAUDERER, C. Autismo e outros atrasos do desenvolvimento: uma atualização para os que atuam na área; do especialista aos pais. Brasília: Corde

RUTTER, M. (1970) Sex differences in children’s response to family stress. Em: Anthony, E. J.; Koupernik, C. (Eds.). The child in his family. (pp. 165-196) New York: Wiley.

SKLIAR, C. Pedagogia (improvável) da diferença: e se o outro não estivesse aí? tradução: Giane Lessa. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

TUSTIN, F.(1990) Barreiras autistas em pacientes neuróticos. Porto Alegre: Artes Médicas.

Sites Consultados:

http://www.pedagogiaaopedaletra.com.br/posts/monografia-autismo-na-educacao-infantil/

http://www.carlagikovate.com.br/index_arquivos/Page854.htm

http://www.carlagikovate.com.br/index_arquivos/Page2770.htm

http://www.carlagikovate.com.br/index_arquivos/Page1489.htm

https://sites.google.com/site/desvendandooautismo/praticas-educacionais-efetivas

http://www.revistaautismo.com.br/noticias/no-dia-mundial-do-autismo-brasil-espera-aprovac-o-de-lei-pelos-deputados

http://anarijoh.blogspot.com.br/2010/03/as-escalas-de-wechsler.html

http://www.ensinar-aprender.com.br/2010/05/pedagogo-na-educacao-do-aluno-autista.html

http://www.casadopsicologo.com.br/

 

 

 

3.  ÁREA TEMÁTICA DA EXTENSÃO

 

1 (   )

Comunicação

2 (   )

Cultura

3 (   )

Direitos Humanos e Justiça

4 ( x  )

Educação

5 (   )

Meio Ambiente

6 (  x )

Saúde

7 (   )

Tecnologia e Produção

8 (   )

Trabalho

PRODUTOS RELACIONADOS

Produtos Relacionados

Curso Online de Altas Habilidades/ Superdotação 300 horas

Certificado por IES credenciada ao MEC

100% online

R$ 321,90

Curso Online de TDAH - Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - 300 horas

Certificado por IES credenciada ao MEC

100% online

R$ 321,90

Curso Online de Educação Especial 120 horas

Certificado por IES credenciada ao MEC

100% online

R$ 166,90

Curso Online Educação Especial e Inclusiva 300 horas

Certificado por IES credenciada ao MEC

100% online

R$ 321,90

Curso Online Educação Especial e Inclusiva 360 horas

360 horas

Online/ Extensão

R$ 376,90

Curso Online de LIBRAS 360 horas

IES credenciada ao MEC

35 dias

R$ 376,90