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CURSO DE EXTENSÃO

 

1  IDENTIFICAÇÃO

1.1 TÍTULO:

Distúrbios de Aprendizagem

 

1.2 LOCAL DE REALIZAÇÃO:

Ambiente Virtual de Aprendizagem da Atena Cursos

www.portaldecursoslivres.com.br

 

1.3 TIPOS DE CLIENTELA:

Profissionais e acadêmicos da Educação e saúde.

 

 

1.4 CARGAS HORÁRIAS DISPONÍVEIS

 

160, 200 e 300 horas

 

 

1.5 COORDENAÇÃO

Coordenador: Denise de Castro Insaurriaga Silva

 

E-mail: [email protected]

 

Possui Currículo na Plataforma LATTES            SIM(   x  )                     NÃO  (    )

 

 

1.6 INSTITUIÇÕES ENVOLVIDAS/TIPO DE PARTICIPAÇÃO

Atena Cursos/Conteúdos, Tutoria e Ambiente Virtual de Aprendizagem

Instituto Educacional Santa Catarina - IESC - Faculdades Jangada/Certificação

 

 

2 CURSO 

2.1 JUSTIFICATIVA

 

O Curso justifica-se pela necessidade permanente de atualização do conhecimento técnico inerente aos profissionais das diversas áreas da Educação.

As informações trazidas no Curso são de grande valia para os profissionais que lidam com pessoas com algum Distúrbio de Aprendizagem. O Curso traz informações pertinentes sobre a identificação, orientações de tratamento e outras sobre os Distúrbios de Aprendizagem mais recorrentes.

 

2.2 OBJETIVOS

2.2.1 Objetivo geral

Oferecer material de qualidade para a atualização dos profissionais da educação e da saúde para que tenham subsídio para melhorar seus conhecimentos e sua prática profissional no convívio com pessoas que apresentem algum Distúrbio de Aprendizagem.

 

2.2.2 Objetivos específicos

- Proporcionar atualização de qualidade ao material de trabalho aos profissionais/acadêmicos da Educação e da saúde;

- Contribuir para o acúmulo de horas de Curso de Atualização/Extensão para que os profissionais possam melhorar seu posicionamento em Concursos Públicos e remoções;

- Ofertar material de qualidade em Cursos de atualização profissional à distância.

 

 

2.3 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Módulo I

Caracterização Histórica

Conceito de Distúrbio de aprendizagem

Conceito de Dificuldade de Aprendizagem

Conceito de Deficiência de Aprendizagem

 

Módulo II

Características dos Distúrbios de Aprendizagem

                TDAH

                Déficit de Atenção

                Dispraxia

                Apraxia

                Acalculia

                Disgrafia

 

Módulo III

Características dos Distúrbios de Aprendizagem

                Dislexia

                Disortografia

                Dicalculia

                Disatria

                Afasia

                Disfemia

                Hiperatividade

 

Módulo IV

Sinais dos distúrbios

Como fazer o diagnóstico

Profissionais envolvidos

Possíveis Tratamentos

 

Módulo V

Conduta ideal do professor e da escola

Conduta ideal da família

Conduta ideal da sociedade

Os direitos legais das crianças portadoras de Dificuldades e Distúrbios de Aprendizagem

Perspectivas para a vida adulta

 

Módulo VI

Indicação de sites

Indicação de leituras

Vídeos de apoio pedagógico

 

 

 

2.4 AVALIAÇÃO

As avaliações são feitas ao final de cada Módulo e contemplam de 10 a 20 perguntas de múltipla escolha.

Todos os alunos podem fazer a prova até 02 vezes a fim de alcançar a média final mínima necessária (70% de aproveitamento)

 

 

 

 

 

 

 

2.5 METODOLOGIA DE ENSINO

 

A duração mínima do Curso de 200 horas é de 34 dias a contar do 1º acesso ao AVA.

A duração mínima do Curso de 300 horas é de 60 dias a contar do 1º acesso ao AVA.

Os cursos estão divididos em módulos independentes, sendo que; ao final de cada Módulo, o aluno é submetido a uma avaliação de desempenho.

Os alunos têm acesso a textos, imagens, vídeos, áudios e avaliações que estão disponíveis 24 horas por dia no AVA.  Possuem disponíveis tutorias ilimitadas caso surja alguma dúvida conteudista. O prazo máximo para respaldo dos tutores é de 01 dia útil.

 

 

 

2.6 BIBLIOGRAFIA

 

- AMERICAN ASSOCIATION ON MENTAL RETARDATION - AAMR. Retardo Mental: definição classificação e sistemas de apoio. Porto Alegre, Artemed,2006

- ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE DÉFICIT DE ATENÇÃO. O que é TDAH. Disponível em:< http://www.tdah.org.br/index.php?option=com_k2&view=item&layout=item&id=11&Itemid=116&lang=br>. Acesso em: 22 fev. 2011.

- APRENDIZAGEM. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2011. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Aprendizagem&oldid=26150249>. Acesso em: 22 jan. 2011.

- ALMEIDA, Laurinda & PLACCO, Vera org. O Coordenador Pedagógico e o Espaço de Mudança. São Paulo: Loyola, 2007.

- BIEDERMAN J, Faraone SV, Keenan K, Benjamin J, Krifcher B, Moore C, Sprich-Buckminster S, Ugaglia K, Jellinek MS, Steingard R, et al. (1992) Further evidence for family-genetic risk factors in attention deficit hyperactivity disorder. Patterns of comorbidity in probands and relatives psychiatrically and pediatrically referred samples. Arch Gen Psychiatry 49:728-738.

- _______________.  Family-environment risk factors for ADHD: a test of Rutter's indicators of adversity. Arch Gen Psychiatry. 1995;52: 464-70.

- BUTTON TM, Thapar A, McGuffin P (2005) Relationship between antisocial behaviour, attention-deficit hyperactivity disorder and maternal prenatal smoking. Br J Psychiatry 187:155-160.

- CIASCA, S.M. & ROSSINI, S.D.R.: Distúrbio de aprendizagem: mudanças ou não? Correlação de uma década de atendimento. Temas sobre desenvolvimento, 8(48): 11-16, 2000.

____________________________. Distúrbio de Aprendizagem: Proposta de Avaliação Interdisciplinar. S.P: Casa do Psicólogo, 2003. Pp 19 – 29.

- CLASSIFICAÇÃO DE TRANSTORNOS MENTAIS E DE COMPORTAMENTO DA CID-10: Descrições clínicas e diretrizes diagnósticas. Organização Mundial de Saúde (Org.). Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.

- COLL, César. Aprendizagem Escolar e Construção do Conhecimento. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

____________. Psicologia e Currículo. São Paulo: Ática, 2001.

________________. Desenvolvimento Psicológico e Educação: necessidades educativas especiais e aprendizagem escolar.    Vol. 3. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

- COLLARES, C. A. L. e MOYSÉS, M. A. A. A História não Contada dos Distúrbios de Aprendizagem. Cadernos CEDES no 28, Campinas: Papirus, 1993, pp.31-48.

- DEFICIÊNCIA MENTAL. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2011. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Defici%C3%AAncia_mental&oldid=25632244>. Acesso em: 12 fev. 2011.

- DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2011. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Dificuldades_de_aprendizagem&oldid=25841781>. Acesso em: 22 fev. 2011.

- FERNÁNDEZ, Alicia. A inteligência Aprisionada: abordagem psicopedagógica clínica da criança e sua família. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991.

- FERREIRA, Isabel Neves. Caminhos do Aprender: uma alternativa educacional para a criança portadora de deficiência mental. Brasília, 1993, Coordenadoria Nacional para Integração de Pessoa Portadora de Deficiência.

- FERNÁNDEZ. A. A inteligência aprisionada: abordagem psicopedagógica clínica da criança e da família. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991.

- FONSECA, V. Introdução às dificuldades de aprendizagem. 2 ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

- FRANÇA, C. Um novato na Psicopedagogia. In: SISTO, F. et al. Atuação psicopedagógica e aprendizagem escolar. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996.

- FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

- GARDNER, Howard. Inteligências múltiplas, a teoria na prática. Porto Alegre, 2000

_______________. A Multiplicity of Intelligences, Scientific American, 1998

- HABIB, M. (2000). Bases neurológicas dos comportamentos. Lisboa: Climepsi Editores

- HASHIMOTO, Cecília. Dificuldades de aprendizagem: concepções que permeiam a prática de professores e orientadores. Tese de mestrado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1997.

- JEAN PIAGET. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2011. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Jean_Piaget&oldid=26223803>. Acesso em: 02 abr. 2011.

- KAMMI, Constance. A teoria de Piaget e a educação pré-escolar. Lisboa: Sociocultur, 1980.

- KRYNSKY, Stannislau. Deficiência Mental. RJ Livraria Atheneu, 1969.

- LEV VYGOTSKY. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2011. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Lev_Vygotsky&oldid=26197677>. Acesso em: 15 mar. 2011.

- LEFRÈVE, AB. (Coord.) Disfunção Cerebral Mínima. São Paulo: Editora Sarvier, 1975.

- __________________. Exame neurológico evolutivo. SP. Sarvier, 1976

- LERNER, J. Learning disabilities: theories, diagnosis and teaching strategies. Boston: Houghton Mifflin Comp., 1989.

- LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da Escola Pública. A pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1986.

- LUCKESI, Cipriano. A avaliação da Aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 2000.

- MIRANDA, M. I. Crianças com problemas de aprendizagem na alfabetização: contribuições da teoria piagetiana. Araraquara, SP: JM Editora, 2000

- MOOJEN, S. Dificuldades ou transtornos de aprendizagem? In: Rubinstein, E. (Org.). Psicopedagogia: uma prática, diferentes estilos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1999.

- MORAIS, J. (1997). A arte de ler Psicologia cognitiva da leitura. Lisboa: Edições Cosmo.

- ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. Classificação e Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10: Descrições clínicas e diretrizes diagnósticas. Porto Alegre: Editora Artes Médicas; 1993.

- PAC (Primary Progress Assessment Chart - P=P.A.C.) desenvolvido por H.C Günzburg, traduzido e testado de modo independente por Pereira, O.; Silveira, L.M.R. e Facion, J.R

- PAIN, Sara. Diagnóstico e Tratamento dos Problemas de Aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.

- PENNINGTON, Bruce F. Diagnóstico de Distúrbios de Aprendizagem. S.P: Pioneira, 1997. Pp 34 – 40. Cap.3, Parte I.

- PIAGET, Jean. O Nascimento da inteligência na criança. RJ, Zahar, 1975

- ROMERO, J. F. Os atrasos maturativos e as dificuldades de aprendizagem. In: COLL. C., PALACIOS, J., MARCHESI, A. Desenvolvimento psicológico e educação: necessidades educativas especiais e aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995, v. 3.

- RUBISTEIN, E. A especificidade do diagnóstico psicopedagógico. In: SISTO, F. et al. Atuação psicopedagógica e aprendizagem escolar. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996.

- SCOZ, B. Psicopedagogia e realidade escolar, o problema escolar e de aprendizagem. Petrópolis: Vozes, 1994.

- SMITH, Corine & STRICK, Lisa. Dificuldades de aprendizagem de A a Z: um guia completo para pais e educadores. Porto Alegre: Artmed, 2001.

- TEMPLE, C. (1997). Developmental cognitive neuropsychology. United Kingdom: Psychology Press.

- TELFORD C. W.; Sawrey. O indivíduo excepcional. RJ, Zahar, 1974

- TDAH: Causas, Sintomas, Diagnóstico e Tratamento. Portal Banco de Saúde. 2009.

- TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2011. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Transtorno_do_d%C3%A9ficit_de_aten%C3%A7%C3%A3o_com_hiperatividade&oldid=26266989>. Acesso em: 29 fev. 2011.

- VASCONCELOS, Celso S. Coordenação do Trabalho Pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. São Paulo: Libertat, 2002.

- WEISS, Mª Lúcia L. Psicopedagogia clínica: uma visão diagnóstica dos problemas de aprendizagem escolar. Rio de Janeiro: DP&A, 1997.

- WECHSLER. D. (1955). Manual, Weschsler Adult intelligence Scale. New York: psychological Corporation.

 

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